5 desafios da gestão de facilities e manutenção em shoppings! 

Um ambiente seguro e agradável num shopping center precisa de uma boa gestão de manutenção e facilities.
5 desafios da gestão de manutenção de facilities em shoppings! 

A gestão de facilities e manutenção visa controlar todos os serviços realizados para manter a infraestrutura e equipes da empresa em harmonia. Ela engloba serviços de reparos e consertos, limpeza, recepção, segurança, coleta de resíduos, portaria, gestão de equipes, controle e manutenção de equipamentos, gestão de espaços e até de paisagismo.  

Como a gestão de facilities pode ser usada em shopping centers?

Assim como qualquer outra instalação predial, os shoppings centers são espaços públicos que precisam de cuidados para entregar um ambiente limpo, agradável e seguro para os clientes – afinal, a satisfação dos clientes impacta seu tempo de permanência e nas vendas das lojas.

A gestão de facilities em shoppings pode ser usada para distribuir de forma estratégica as equipes, padronizar tarefas e checklists, assegurar a manutenção de equipamentos como ar condicionado e elevadores, gerenciar o acesso dos funcionários e prestadores de serviço e até controlar o consumo de energia, água e gás.

5 desafios da gestão de facilities em shopping centers

É claro que, por se tratar de um espaço muitas vezes gigante, fazer a gestão de facilities em shoppings centers não é uma tarefa simples. Isso porque vai envolver uma série de tarefas, responsabilidades e profissionais diferentes para realizar as funções.

Abaixo, confira os principais desafios:

1- Climatização

Existem vários sistemas de climatização que podem ser utilizados, tudo vai depender do tamanho do shopping e suas necessidades. Os modelos mais comuns de climatizadores são ar-condicionado central, ar-condicionado Chiller, ar-condicionado self contained, ar-condicionado fancoil e, nos casos de estabelecimentos de grande porte, o sistema de refrigeração de expansão direta.

O ponto é que, independentemente do tipo de climatização utilizado, o shopping center precisa assegurar 100% do tempo que o seu sistema está funcionando. E garantir isso pode ser um pouco complicado porque vai depender de muita mão de obra e investimento.

Além disso, existe a necessidade de manutenção dos aparelhos, o que pode gerar custos excessivos caso o shopping não realize uma boa gestão.

2- Limpeza e conservação 

Quantas áreas comuns um shopping center possui? 

Existem banheiros, estacionamentos, hall de entrada, lojas, praça de alimentação, acesso a elevadores, entre outros. A lista é grande e todos esses ambientes precisam estar sempre limpos e bem conservados para o público transitar com o máximo de tranquilidade. 

Como se tratam de muitas áreas, garantir que os espaços estejam em perfeito uso também é um desafio para a gestão. Ainda mais se o shopping center for muito conhecido e tiver um grande fluxo de pessoas diariamente. 

3- Manutenção de infraestruturas

Além de manter os ambientes limpos e bem conservados, não podemos esquecer que garantir o funcionamento de máquinas e equipamentos também é um desafio. Afinal, os shoppings centers contam com elevadores, escadas rolantes e portas automáticas que requerem manutenção constante e podem sofrer com obsolescência.

4- Agradar o cliente

Mesmo que o profissional responsável pela gestão de facilities contrate todos os serviços necessários e esteja a par de tudo que está acontecendo dentro do shopping, nem sempre vai ser possível garantir a satisfação dos visitantes. Isso porque o fluxo de pessoas é muito grande e diversas situações podem acontecer.

A praça de alimentação até pode estar limpa quando o estabelecimento abrir as portas, mas cinco minutos depois já estar completamente suja devido à queda de alimentos. O segurança pode estar vigiando o hall de entrada, e ocorrer uma tentativa de roubo no estacionamento.

Lidar com situações como essas e, mais, impedir que elas ocorram, é um desafio. 

5- Gestão descentralizada

Outro desafio da gestão está relacionado ao controle descentralizado de equipes, equipamentos e serviços. Imagine que o shopping center possui uma lista gigante de equipamentos e mais de cem trabalhadores responsáveis pela execução das tarefas. 

Como o gestor vai conseguir monitorar todos os ativos e pessoas, e garantir que cada uma das operações está sendo feita corretamente? Se não tiver o apoio das ferramentas certas, fazer uma boa gestão se torna praticamente impossível.

Os desafios da gestão de facilities nos shoppings centers são inúmeros! Mas, eles podem ser superados com a ajuda da tecnologia, como a plataforma de gestão de facilities e manutenção mais usada do Brasil: o Optimus. Suas funcionalidades incluem medição de utilidades, mensageria, gestão de documentos, gestão de pessoas e equipes externas por meio da geolocalização, controle da produtividade e até o uso de sensores IoT em máquinas e equipamentos.


Redação: Construmarket


Leia também:

Gestão de facilities de shoppings: o que digitalizar?

A transformação digital na gestão de manutenção e facilities

Ferramenta de gestão de facilities transforma a operação de shoppings

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

Optimus, a ferramenta digital para gestão de manutenção e facilities.

Cansou de papel e
caneta na sua operação?
Conheça o Optimus