5 livros que todo Facility Manager deveria ler

Entenda por que é importante se atualizar e confira dicas de livros para impulsionar sua gestão!
5 livros que todo Facility Manager deveria ler

Facility Manager (ou gestor de facilities) é uma posição estratégica, com perfil multidisciplinar e que percorre diversas áreas em todos os segmentos de negócio. Por isso, é fundamental que o profissional do setor esteja em constante aprimoramento.

Para que possa evoluir em sua trajetória, ele deve buscar atualização em fontes diversas de conhecimento, como a leitura de livros, de periódicos, de artigos, de mídias escrita e eletrônica e, ainda, buscar, comparar e analisar as melhores práticas realizadas pelo mercado e pela academia.

A formação contínua ajuda o gestor de facilities a evoluir, a ter um olhar abrangente, a ser relevante e a ter destaque no mercado. Como resultado, ele pode ter um domínio maior do negócio e dos seus processos, gerar um impacto positivo e obter posicionamentos estratégicos e visibilidade em sua jornada profissional”, acredita Katia Gadelha, coordenadora de facilities, SESMT (serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho) e segurança patrimonial na C&A.

Abaixo, Gadelha sugere 5 livros que todo Facility Manager deveria ler:

 

 

 

 

1. Gerenciamento de Facilities & Properties, de Francisco Abrantes

Fruto da experiência de mais de 25 anos do autor neste mercado, a obra oferece um conteúdo abrangente e simples que mostra a importância dessa atividade e também traz subsídios para o aprimoramento dos profissionais de FM (Facility Management).

Abrantes reúne em 256 páginas toda a sua vivência, tanto no Brasil como no mundo, utilizando uma extensa bibliografia de autores brasileiros e internacionais que serviram de referência para sua formação acadêmica e profissional.

O livro, editado pela Estúdio Reis, é dedicado aos profissionais que atuam na área de gestão de infraestrutura, manutenção e operação predial, gestão de condomínios e de serviços de apoio e suporte.

Gadelha:Esse é um livro para consulta e pode guiar o profissional em qualquer fase da carreira com conteúdo sobre gestão de facilities, serviços, processos, negócios e propriedades, que vai desde a teoria até a parte prática. Tudo isso através de uma linguagem simples e didática”.

 

 

 

2. Gerenciando Pessoas – Os Melhores Artigos da Harvard Business Review Sobre Como Liderar Equipes

A obra traz textos escritos por professores e pensadores que se tornaram referências mundiais na área de gestão e apresenta conteúdos sobre a tarefa desafiadora de liderar e gerenciar pessoas.

Nos dez artigos selecionados pela Harvard Business Review Press, o gestor terá ideias de como adequar o seu estilo de gestão às necessidades da sua equipe e como motivá-la.

O livro também traz sugestões para gestores e líderes de equipe de primeira viagem e como esse profissional pode desenvolver sua confiança a partir da colaboração e participação de outras pessoas.

Gadelha: FM é gestão de pessoas em 80% dos casos e fazer essa gestão é sempre um desafio! Nesse livro, o profissional tem acesso às melhores práticas para maximizar o desempenho das equipes”.

 

 

 

 

PMOCBANNER

 

 

3. O Poder da Ação, de Paulo Vieira

Outra obra que está dentro da lista de 5 livros que todo Facility Manager deveria ler é “O Poder da Ação”, de Paulo Vieira. Nesse livro, o autor apresenta princípios importantes e ferramentas práticas para quem precisa e deseja quebrar ciclos viciosos.

Por meio de linguagem acessível e propostas de exercícios, o leitor pode absorver conteúdos sobre como aprender a tomar decisões acertadas, como obter respostas de sucesso, desenvolver novas capacidades e aumentar suas competências profissionais.

A obra traz pesquisas e investigações científicas realizadas por Vieira, com o objetivo de ajudar o leitor a começar novas etapas de vida e a provocar mudanças necessárias para seu desenvolvimento profissional.

Gadelha:O gestor de facilities costuma executar várias frentes, mas nem sempre com excelentes finalizações. Esta obra ajuda a focar no ‘agora’, a fugir da mediocridade e a agir com foco, consistência, sem desculpas, com comunicação clara e posicionamento diante da vida”.

 

 

 

4. Nova Economia, de Diego Barreto

Resumidamente, a Nova Economia pode ser descrita como um conceito capaz de reunir empresas tradicionais, startups e indivíduos, formando modelos de negócios que promovem inovação, gestões ágeis, hierarquias flexíveis e com compromisso com a diversidade, inclusão e sustentabilidade.

Nesse livro, o autor Diego Barreto, vice-presidente de finanças e estratégia do iFood, apresenta esse conceito e como ele está se formando no Brasil, como o gestor pode identificar as práticas da “Velha Economia” que prejudicam os negócios, quais são os novos modelos de negócios que surgem e como adotá-los.  

Gadelha:Como gestora FM, sempre me pergunto o que posso fazer para entregar eficiência financeira e experiência. Ao ler este conteúdo tão atual, pude abrir a mente e perceber a diferença entre a velha e a nova economia, pensar no valor que tem uma ideia e refletir sobre tecnologia e empreendedorismo, seja qual for o tamanho do negócio”.

 

 

 

 

5.Ted Talks, de Chris Anderson

Escrito por Chris Anderson, empresário, jornalista e atual presidente do TED, organização sem fins lucrativos que fornece palestras e conferências, esse livro pretende ser um guia para quem tem medo de falar em público.

Nele, o leitor encontrará os fundamentos para dar uma boa palestra, quais são as dinâmicas para falar em público e como se livrar do nervosismo nesse momento. A obra é uma importante ferramenta para ajudar o gestor a transmitir suas ideias da melhor forma possível.

Gadelha:Comunicação é importante para o profissional de facilities, por isso é importante que ele saiba falar em público, tenha uma boa oratória e saiba mostrar suas entregas. Este livro é um guia que pode ensiná-lo a se comunicar e a gerar conexão com seu público, sendo inspirador e tendo visibilidade”.

 

 

 

 


 

AGENDE UMA DEMOOptimus 1

 

 

 

 

Leia também:

Como melhorar a gestão das equipes técnicas de facilities?

 


 

COLABORAÇÃO TÉCNICA

Katia Gadelha – coordenadora de facilities, SESMT (serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho) e segurança patrimonial na C&A. 

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

Optimus, a ferramenta digital para gestão de manutenção e facilities.

Cansou de papel e
caneta na sua operação?
Conheça o Optimus