3 desafios da gestão de facilities de supermercados

A gestão de facilities de supermercados passa pela gestão das equipes, a organização das tarefas e o controle de máquinas e equipamentos.
3 desafios da gestão de facilities de supermercados

O gerente de facilities de supermercados sabe o quão desafiador é manter os processos funcionando. Cada operação requer a colaboração de um indivíduo, e basta uma tarefa ser mal executada para prejudicar o negócio.

Manter o ambiente limpo e as máquinas operando vai muito além disso – passa pela gestão das equipes, a organização das tarefas e o controle de máquinas e equipamentos. Com tudo funcionando, a satisfação dos possíveis clientes é mais garantida, o tempo de permanência no local pode aumentar e, consequentemente, o faturamento nas vendas também.

Qualquer empresa só consegue garantir a melhoria contínua da operação quando preserva a qualidade de toda a sua infraestrutura, seus processos e equipamentos.

Veja neste artigo quais são os principais desafios do gestor de facilities de supermercados e como o investimento em tecnologia pode ajudar!

Boa leitura!

 

Quais são os desafios do gestor de facilities na gestão de supermercados?

 

Um dos principais desafios é conseguir controlar todos os serviços, pessoas e despesas envolvidas no processo.

No entanto, esse é apenas um dos obstáculos. Existem também outros 3 que costumam atrapalhar (e muito) a vida do gestor. Confira quais são:

 

1- Gerenciar vários ambientes, pessoas e processos ao mesmo tempo

 

Imagine fazer todo o controle de facilities de um supermercado que possui mais de dez filiais ou de um estabelecimento que possui uma rede de franquias.

O gestor precisa coletar informações de cada uma das lojas, conhecer todos os fornecedores e buscar formas de monitorar de perto a execução das atividades, além de criar um plano de padronização das tarefas realizadas em cada estabelecimento.

Ele precisa acompanhar o tempo médio de espera na fila do caixa, a temperatura da geladeira – afinal, um desvio de alguns graus pode provocar grande prejuízo financeiro – e até a temperatura e qualidade do ar. Sem dúvidas, não é uma tarefa fácil!

 

2- Melhorar a performance dos prestadores de serviços

 

Além de gerenciar vários ambientes, pessoas e processos ao mesmo tempo, o profissional também precisa pensar em ações estratégicas para melhorar a performance dos prestadores de serviço.

É preciso padronizar processos de limpeza e de manutenção com checklists específicos e até acompanhar a geolocalização dos prestadores de serviços.

O ponto é que isso pode ser bastante complicado se o gestor não tiver acesso a dados que mostram o real desempenho das equipes.

 

Leia também: Saiba o que é manutenção preventiva, preditiva e corretiva!

 

3- Reduzir os custos de manutenção e prestação de serviços

 

Como o dia a dia dentro de um supermercado é sempre muito agitado e exige muito do gestor de facilties, nem sempre sobra tempo para coletar informações sobre as atividades e os fornecedores. Isso pode se tornar um impasse para reduzir os custos de manutenção e prestação de serviços.

 

 

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Leia também: Veja como tomar decisões mais inteligentes baseadas em dados e indicadores!

 

Como a tecnologia pode ajudar a gestão de facilities de supermercados?

 

Se o gestor ainda depende de métodos manuais para fazer a gestão de facilities de supermercados, é bem provável que não consiga otimizar o processo ou superar os obstáculos. Porém, existe uma ação estratégica que pode reverter esse cenário e simplificar a gestão: investir em tecnologia!

Com o apoio de soluções tecnológicas, como o Optimus, o profissional pode, por exemplo:

  • Emitir ordens de serviços e elaborar o plano de manutenção de qualquer lugar e hora;
  • Conferir, em tempo real, o checklist das atividades que já foram concluídas ou ainda precisam ser feitas;
  • Integrar todos os dados dos prestadores de serviços e melhorar a gestão das equipes, independentemente do número de pessoas;
  • Acompanhar indicadores de desempenho (KPIs) ao utilizar sensores inteligentes que monitoram pessoas e máquinas;
  • Mensurar a produtividade das equipes próprias ou terceirizadas;
  • Cadastrar materiais e outros componentes importantes para a execução das atividades em poucos cliques;
  • Digitalizar todos os documentos e controlar certidões, laudos, manuais, atestados e apólices em um só espaço;
  • Visualizar e medir o consumo de água, energia elétrica e gás sem complicações;
  • Facilitar a comunicação entre os times, enviando e recebendo mensagens de forma totalmente digitalizada;
  • Controlar máquinas e equipamentos, consultando dados atualizados sobre performance e disponibilidade;
  • Monitorar o fluxo das equipes de trabalho e a conclusão das atividades.

 

 

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Com o Optimus, a plataforma de gestão de facilities e manutenção mais usada do Brasil, os principais desafios do gestor de facilities é solucionado. Afinal, é possível fazer a gestão das equipes, gerenciar máquinas e ambientes e organizar os processos. Com os dashboards e relatórios da plataforma, fica mais fácil tomar decisões estratégicas e diminuir custos na operação.

 

Leia também:

Conheça 6 boas práticas para um gestor de facilities

Como montar um plano de manutenção de facilities?

 

 

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