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O Facility Manager – ou gestor de facilities – tem conquistado cada vez mais visibilidade nas empresas devido à sua importância para a melhora da qualidade de vida das pessoas e para a alta da produtividade. Cresceu também a quantidade de profissionais capacitados e a competitividade pelas vagas no mercado de trabalho. Por isso, é preciso ficar atento às melhores práticas para receber boas oportunidades.
Confira abaixo 7 dicas essenciais para você alavancar sua carreira:
Marcos Maran, Sócio – fundador da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace, defende que é essencial saber quem você é hoje e onde quer chegar para poder direcionar melhor seus estudos, cursos e especializações.
Ele explica que há diversos tipos de Facility Managers. Por exemplo, aquele que trabalha com sistemas prediais, elétricos e hidráulicos e cuida da prevenção e combate a incêndios e da manutenção de fachadas, pisos e tetos. Esse, lida diretamente com a manutenção predial da empresa e, portanto, deve ser mais técnico – geralmente, é formado em áreas como eletrotécnica, mecânica ou civil.
Há, ainda, o que trabalha em uma empresa ou indústria e não lida com esses sistemas em seu dia a dia, pois o responsável é o departamento da manutenção. Portanto, esse Facility Manager cuida de outros facilities, como a limpeza, a iluminação e o fornecimento de água da empresa. Este, portanto, não precisa ser tão técnico.
Porém, ambos devem ser generalistas. Isso porque, em seu dia a dia, todo facility manager lida com diversas questões, como iluminação, elétrica, doenças respiratórias, limpeza, pintura, sustentabilidade, problemas ambientais, entre outros. Portanto, os profissionais devem entender um pouco de tudo, ter um conhecimento básico acima do normal e conseguir transitar por todas as conversas – seja com um engenheiro, seja com o RH.
Logo, descubra quem você quer ser, para definir como irá direcionar sua carreira e o que irá estudar.
É muito importante que o Facility Manager continue sempre estudando e buscando especializações. Ricardo Barros, Gerente de Facilities do Grupo Konecta, recomenda não apenas cursos, MBAs e especializações, mas também vídeos do YouTube e leitura de blogs e revistas. Tudo isso conta e agrega muito conhecimento. Afinal, é preciso estar sempre atualizado para tornar sua gestão ainda mais eficiente.
Conheça 6 boas práticas para um gestor de facilities: confira as dicas!
Ao se associar às principais instituições, é possível fazer networking, participar de eventos importantes e receber conteúdos e materiais exclusivos.
Marcos Maran recomenda que todo Facility Manager se associe à ABRAFAC, pois estará por dentro de uma das mais importantes e reconhecidas associações de profissionais de facilities. Katia Gadelha, Facility Manager há mais de 29 anos, recomenda a participação de mulheres no grupo “Mulheres em Facility Manager e Workplace” (antes, denominado “Mulheres de Facilities”). Hoje, mais de mil mulheres no Brasil e em Portugal fazem parte e unem suas forças para fomentar o papel feminino na área.
Além dessas, os profissionais também citam a importância da ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional, da Corenet Global – The Global Association for Corporate Real Estate e da Corenet Brazil.
Participe dos eventos mais importantes da área. Neles você aprenderá muita coisa, poderá se atualizar e fazer networking com outros profissionais de facilities. Marcos recomenda, por exemplo, os eventos da ABRAFAC e o Prêmio ABRAFAC – que, este ano, está em sua 16ª edição.
Katia lembra que, em maio, é comemorado o World FM Day - Dia Mundial do Facility Manager. Portanto, vários eventos ocorrem nesse mês. Fique atento!
Leia blogs, revistas e informes do setor. Por ser multipluralista, o Facility Manager precisa acompanhar sites que façam sentido no seu dia a dia.
Marcos Maran aconselha seguir as informações da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S. Environmental Protection Agency | US EPA) – fonte de conhecimento sobre água e sustentabilidade – e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC – Centers for Disease Control and Prevention) – responsável pelo controle de diversas doenças, como as respiratórias.
A Covid-19, por exemplo, é uma dessas doenças – que demandou que o Facility Manager readaptasse toda a estrutura das empresas, tanto para lidar com o “novo normal” do trabalho presencial (disponibilizar álcool gel e promover o distanciamento) – quanto do home office (fornecer notebooks potentes, mesas e cadeiras adequadas aos seus funcionários).
O CDC também aborda a questão da poluição atmosférica, assunto presente no dia a dia de muitos FMs. Afinal, é preciso saber quanto de poluição é aceitável em um ambiente industrial, por exemplo, para respeitar a saúde dos colaboradores e para estar de acordo com leis e regulamentos.
O Facility Manager precisa interagir com pessoas de diversas áreas – como Recursos Humanos, os trabalhadores das fábricas, os responsáveis pela limpeza. Por isso, ele precisa saber se relacionar com pessoas, saber ouvir de verdade para interpretar e ajudar a chegar nas soluções ideais para a empresa. Sendo assim, é imprescindível ter a capacidade de se relacionar com outras pessoas. Aprimore essa capacidade!
O Facility Manager passou a poder contar com milhares de dados disponíveis para análise – por meio de softwares de gestão, sensores e até de termostatos. Acompanhar e interpretar relatórios, indicadores e métricas é essencial para orientar as tomadas de decisão mais assertivas.
Assim, pode-se escolher o melhor período para realizar a manutenção preventiva em uma máquina tendo como base as informações de que dias e horários ela costuma ser menos requisitada. Com o auxílio de um sensor, é possível saber quantas pessoas utilizaram um toilet e, portanto, realizar a limpeza e reabastecimento de papel no momento certo. Além disso, é possível determinar se é melhor concertar um equipamento ou substituí-lo por um novo.
Enfim, todas essas decisões impactam no resultado financeiro e na satisfação de clientes, colaboradores e demais stakeholders. Por isso, é importante utilizar as tecnologias a favor de sua gestão. Afinal, o FM deixou de ser apenas operacional e se tornou também uma função estratégica.
Conheça 8 benefícios de utilizar um software de gestão de facilities
Não entenda por marca o nome da empresa onde trabalha, mas sim você próprio. Sim, você tem uma marca pessoal e profissional e, portanto, uma imagem a passar. Como quer ser percebido? Veja e seja visto. Mas, também, conecte-se, interaja e contribua para a área. Katia revela seu lema: “compartilhar para ampliar”, pois, assim, você contribui para a expansão da área. Além disso, você “acaba contribuindo para sua própria marca também, pois o outro enxerga valor no que você entrega”.
Para isso, você pode utilizar as redes sociais, sobretudo o LinkedIn. Faça parte de grupos, compartilhe seus artigos e ideias. Deixe seu perfil bem estruturado e exponha seus propósitos e o que você entrega. Lembre-se: você pode até adicionar mil pessoas da noite para o dia, mas a conexão só se constrói com o tempo – e é isso que você precisa buscar.
Aproveite para entrar em grupos de WhatsApp e contribuir para as discussões, compartilhar conhecimentos e acontecimentos do dia a dia.
A questão é: esteja presente! Tudo isso só irá contribuir para o seu crescimento.
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