Manter um hotel em ordem, com todos os serviços funcionando bem, pode ser uma tarefa complicada e que precisa de muito planejamento e organização do gestor de facilities para integrar todos os setores. Coisas que podem parecer simples e corriqueiras para o nosso dia a dia, como a troca de roupas de cama, tornam-se uma tarefa detalhada e de logística em um hotel que possui dezenas ou centenas de quartos.
A gestão de facilities – ou facilities management – é o nome dado para o gerenciamento de serviços que garantem a qualidade e a manutenção da infraestrutura de uma empresa, a fim de manter o ambiente agradável, limpo e seguro e os equipamentos em pleno funcionamento.
Por exemplo, em um hotel, a gestão de facilities inclui a gestão de pessoas e serviços relacionados à cozinha, limpeza, lavanderia, recepção, manutenção de ar-condicionado, manutenção elétrica, área de piscina, elevadores, jardinagem, tecnologia da informação (TI), entre outros.
Em períodos de alta temporada, com grande rotatividade de hóspedes, fica ainda mais complicado gerir todos os serviços disponíveis em um hotel. Nesses casos, é recomendada a contratação de serviços terceirizados de uma empresa especializada em manutenção hoteleira. Isso fará com que o gestor do hotel possa focar em outras questões administrativas, deixando outros serviços a cargo de profissionais especializados, garantindo mais eficiência e economia.
Além disso, o gestor que contrata uma empresa especializada ainda reduz gastos, pois não vai precisar se preocupar com processos seletivos e também vai economizar com os encargos trabalhistas. Vale ressaltar ainda que o cliente de uma empresa é a alma do negócio e, por isso, oferecer uma experiência positiva e satisfatória ao hóspede é essencial para garantir que ele voltará ao seu hotel e indicará o estabelecimento para outras pessoas. Essa é uma das melhores formas de fidelizar o cliente e garantir o sucesso do seu empreendimento a longo prazo.
Além de todos os serviços essenciais no dia a dia, é preciso organizar de forma adequada a manutenção de equipamentos. Sabemos que cada empreendimento tem as suas particularidades e prioridades que precisam ser consideradas na hora desse planejamento.
Por isso, é necessário criar um cronograma adequado ao seu hotel, para que as atividades de manutenções preventivas e corretivas aconteçam em períodos que não vão atrapalhar o funcionamento do hotel e a circulação dos hóspedes.
Para isso é importante ter um check-list para garantir que todos os equipamentos, serviços e áreas sejam contemplados na manutenção para evitar ocorrências e gastos desnecessários. É importante se atentar a todos os setores do hotel, como os sistemas elétricos e hidráulicos, ar-condicionado e a cozinha.
A manutenção preventiva é um investimento, pois aumenta a vida útil dos equipamentos do hotel e gera mais economia. Por isso, os serviços de operação e manutenção também podem ser feitos por uma equipe especializada.
A tecnologia é uma das grandes aliadas do gestor de facilities de hotéis. Um software de gestão de facilities e manutenção permite a criação de fluxos sequenciais de checklists, facilitando a liberação dos quartos, refeitórios, piscinas e outras áreas comuns.
Também é possível utilizar sensores de fluxos de pessoas para emitir um alerta de limpeza quando atingir uma quantidade pré-determina de hóspedes.
Assim, o gestor de facilities consegue tomar decisões baseadas em dados, aumentando o controle e garantindo a satisfação dos clientes.
A gestão de facilities, de uma forma geral, deve ser vista de forma estratégica no planejamento do seu hotel. Afinal, oferecer uma experiência positiva para o hóspede é garantia de cliente satisfeito e sucesso no seu negócio.
Como usar QR Code em facilities e manutenção?
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