Além de um atendimento de má qualidade, a falta de produtos na prateleira, a desorganização, a sujeira ou a falta de zelo nos ambientes são algumas situações que podem afetar negativamente a percepção e a experiência dos clientes dentro de drogarias.
Para evitar que isso aconteça, é muito importante que a rede farmacêutica tenha uma gestão de Facility Management de excelência e conte com o apoio de softwares exclusivos, como o Optimus, da Construmarket, para auxiliar na sua rotina de manutenção.
“As drogarias devem ser locais similares aos hospitais, portanto, a limpeza, a assepsia, a esterilização e o controle de estoques de produtos devem ser sempre muito rigorosos. O gerenciamento de facilities nessas lojas será eficiente quando não for percebido”, explica Vitor Brandane Guimarães, gerente de projetos da Construmarket.
Conheça algumas características que esses ambientes devem ter:
Dentro das lojas, é fundamental que haja um local específico para os serviços farmacêuticos, que seja diferente das demais áreas de atendimento e de circulação de pessoas em geral.
O ambiente para prestação dos serviços que demandam atendimento individualizado deve garantir a privacidade e o conforto dos usuários, possuindo dimensões, mobiliário e infraestrutura compatíveis com as atividades e serviços a serem oferecidos.
O gerenciamento de facilities deve garantir a perfeita limpeza e assepsia do lavatório e manter esses locais sempre abastecidos com água corrente, toalha de uso individual e descartável, sabonete líquido, gel bactericida e lixeira com pedal e tampa.
O procedimento de limpeza do espaço para a prestação de serviços farmacêuticos deve ser registrado e realizado diariamente no início e ao término do horário de funcionamento da loja.
Pela legislação, também é obrigatório que esse espaço esteja limpo antes de os atendimentos serem realizados, a fim de minimizar riscos à saúde dos usuários e dos funcionários do estabelecimento.
Além da assepsia e limpeza total das lojas, outra preocupação da equipe de facilities é fazer o gerenciamento correto dos estoques de produtos nas drogarias.
Todos os produtos devem ser armazenados de forma ordenada, seguindo as especificações do fabricante e sob condições que garantam a manutenção de sua identidade, integridade, qualidade, segurança, eficácia e rastreabilidade.
O estoque deve ter capacidade suficiente para assegurar o armazenamento ordenado das diversas categorias de produtos, ser mantido limpo e protegido da ação direta da luz solar, umidade e calor. Esse cuidado garante a preservação da identidade e integridade química, física e microbiológica da mercadoria.
Para aqueles produtos que exigem armazenamento em temperatura abaixo da temperatura ambiente, devem ser obedecidas as especificações declaradas na respectiva embalagem. É essencial que a temperatura do local seja medida e registrada diariamente.
Outro ponto importante é garantir que a inutilização e o descarte de produtos sejam feitos de acordo com as exigências da legislação específica para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e com as normas estaduais ou municipais complementares.
Quando o impedimento de uso for determinado pela vigilância sanitária ou por iniciativa do fabricante, do importador ou do distribuidor, o recolhimento desses produtos também deve seguir à risca a regulamentação específica.
De acordo com a Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácias (Febrafar), o setor de rede farmacêutica registrou um crescimento de 10,8% em 2021, passando de um faturamento anual de R$ 137,3 bilhões em 2020 para R$ 152,1 bilhões em 2021. O grande destaque foi para as lojas associadas à entidade, que cresceram 15,9% ao ano, cerca de 50% acima da média do mercado.
Apesar do potencial desse mercado e da exigência de implantação das boas práticas de gestão em facilities, o uso de softwares de gestão e de outras tecnologias, como os sensores inteligentes, por exemplo, ainda é pouco comum.
“Geralmente, as lojas trabalham com softwares mais básicos e não com plataformas específicas para atender suas necessidades particulares”, conta Guimarães.
O gerente de contas da Construmarket lembra que, na maioria das vezes, os serviços de limpeza, manutenção e gerenciamento de estoques são terceirizados. “O mais comum é encontrar a figura de um controlador geral e de empresas terceirizadas que ficam a cargo dessas tarefas”, explica.
Vale observar que o setor possui muitas lojas franqueadas, cabendo a cada fraqueado seguir o padrão de gestão de Facility Management proposto pelo franqueador. “Por suas peculiaridades, a regulamentação das lojas é muito rigorosa, e os franqueados acabam seguindo as orientações e as estratégias de manutenção da rede franqueadora”, ratifica Guimarães.
Com a plataforma digital Optimus, da Construmarket, fica muito mais fácil coordenar equipes internas e fazer a gestão dos serviços terceirizados de facilities.
“O Optimus permite gerir a abertura de ordens de serviços feitas para os terceirizados. Uma loja que tem necessidade de controle de limpeza e de manutenção se beneficia muito desse recurso, já que ele aciona diretamente cada fornecedor e cada serviço, agilizando a abertura e o atendimento das chamadas”, explica Guimarães.
Dentro do Optimus, o checklist pode ser organizado e usado para realizar diversas tarefas. A partir das verificações feitas pelas equipes, é possível tomar ações corretivas imediatas caso sejam encontradas situações de não conformidade e também obter relatórios práticos e dinâmicos.
O uso do QR Code também pode contribuir para a gestão de FM, principalmente de ambientes e de equipamentos.
A plataforma digital Optimus permite habilitar dois tipos de QR Code. Um deles pode ser usado para ambientes, enquanto o outro é exclusivo para equipamentos (como ar-condicionado, por exemplo).
Ambos são criados automaticamente no momento em que é feita a carga de dados ou quando o cliente os cadastra de forma manual na plataforma.
Com o QR Code é possível atingir diversos benefícios. Através dele é possível habilitar qualquer pessoa a solicitar algum serviço.
Limpeza, organização e abastecimento de produtos são condições essenciais para a boa operação das lojas de uma rede farmacêutica. A boa gestão de FM e o uso de tecnologias com a plataforma digital Optimus, da Construmarket, ajudam a garantir a boa experiência dos clientes nesses ambientes.
Vitor Brandane Guimarães – gerente de projetos da Construmarket
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