Quem trabalha com gestão de academias sabe que esse é um setor que está em alta no Brasil e oferece muitas oportunidades de negócios. Mas para obter sucesso no empreendimento, é necessário tomar diversos cuidados para evitar erros que possam comprometer a competitividade do seu empreendimento no mercado.
E para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento saudável do seu negócio, é essencial entender a importância de uma boa gestão de facilities em academias e conhecer as melhores práticas para o sucesso. Vamos lá?
Assim como em qualquer outro tipo de negócio, uma academia precisa de uma boa gestão para o desenvolvimento do empreendimento. Afinal, em um ambiente onde existe um fluxo constante e considerável de pessoas, é preciso preservar o espaço sempre limpo e confortável e manter todos os equipamentos funcionando.
Uma esteira que não esteja funcionando no horário de pico, por exemplo, exigirá que o cliente aguarde até uma ficar vaga ou desista e vá utilizar outro equipamento, como a bike ou o elíptico. Isso pode influenciar sua satisfação, a manutenção ou não da matrícula na academia e até a divulgação do negócio por meio da propaganda “boca a boca”.
Por isso, é importante realizar a gestão de equipes de limpeza e de manutenção.
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O gestor de facilities de academias pode utilizar a tecnologia a seu favor. Ao utilizar um software de gestão, por exemplo, é possível controlar as tarefas, cadastrar checklists de limpeza e de manutenção padronizados e abrir ordens de serviço digitais. Além disso, pode-se acompanhar a presença e o fluxo de pessoas para definir o timing da limpeza e até o melhor horário para agendar a manutenção de um equipamento.
A IoT – Internet of Things (do inglês, Internet das Coisas), por exemplo, pode tornar os ambientes mais inteligentes: sensores e termostatos podem controlar a temperatura do a ambiente e até a iluminação das salas.
Ao tomar decisões baseadas em dados, o Facility Manager consegue ter mais controle, qualidade e agilidade em suas gestões.
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Uma tendência no mercado é a terceirização de facilities. Entre as atividades mais frequentes nesse modelo de negócios estão a gestão da equipe de limpeza do local, segurança e a manutenção de equipamentos.
O facility management permite ao proprietário da academia focar nas atividades diretas do negócio sem se preocupar com outras questões secundárias. Dessa forma, é possível melhorar a performance do empreendimento em suas áreas essenciais, enquanto as empresas terceirizadas e especializadas realizam outras atividades, que também são importantes para o bom funcionamento das academias, como a higienização de salas e materiais.
Essa é considerada uma opção mais vantajosa do que as contratações diretas, pois não é necessário realizar processos seletivos e arcar com os encargos trabalhistas e outras complicações. Nesse caso, a academia paga apenas o valor contratado com a terceirizada e economiza com custos operacionais, garantindo flexibilidade de pessoal e qualidade no serviço com uma equipe especializada.
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