Os espaços de trabalho estão passando por uma série de transformações. A crise da covid-19 foi, sem dúvida, a grande catalisadora de mudanças nesses ambientes nos últimos anos.
Passado anos do início da crise sanitária, como estão esses locais e qual é o papel do gestor de facilities nas novas configurações corporativas?
Acompanhe abaixo como o cenário atual está impactando a gestão do espaço de trabalho!
Desde a pandemia, as organizações tiveram que de readaptar totalmente suas rotinas e seus ambientes para as novas demandas sanitárias. Muitas empresas foram obrigadas a flexibilizar seus modelos de trabalho.
Enquanto algumas empresas retomaram suas atividades com o quadro total de funcionários dentro do escritório, outras adotaram o modelo híbrido, no qual os colaboradores alternam suas rotinas entre o trabalho remoto e presencial e, em alguns casos, revezando suas equipes.
Hoje, é muito maior a compreensão de que o exercício das funções profissionais não precisa, necessariamente, acontecer dentro de um escritório.
Durante e pós-pandemia, muitas empresas observaram os benefícios que uma cultura de trabalho mais flexível pode oferecer. Maior produtividade, capacidade de atrair e reter talentos, redução de custos com administração dos espaços físicos e adoção de uma cultura de inovação e inclusão são algumas das vantagens para as empresas.
Para os colaboradores, os ganhos também são expressivos: mobilidade, aumento da satisfação profissional e da qualidade de vida.
Uma modalidade de trabalho que tem ganhado força é o chamado anywhere work, que basicamente é o conceito de trabalhar de qualquer lugar do mundo.
Ele vai além do trabalho remoto feito a partir de um home office, embora possa incluí-lo. Locais como hotéis, espaços ao ar livre e até coworkings podem ser usados para trabalhar, desde que a empresa adote também uma cultura de anywhere operations, com soluções e tecnologias que permitam acessos e distribuições de informações compartilhadas.
Para atender essa demanda, a gestão de facilities também deve estar alinhada às suas necessidades, dado suporte a esses profissionais.
Se o seu objetivo é ter uma gestão de manutenção e facilities inovadora, é essencial estar atento às demandas atuais das organizações e como elas podem moldar a gestão do espaço de trabalho.
As modalidades de trabalho flexível e de anywhere work são recentemente novas e tanto colaboradores como empresas estão se adaptando a elas. Na área de facilities não seria diferente: há muito o que aprender com essas experiências.
Diante das novas modalidades de trabalho, cabe aos gestores de manutenção e facilities expandir sua contribuição profissional além do gerenciamento dos espaços físicos e das instalações.
Esses profissionais podem e devem desempenhar um papel mais crítico. Inclusive, aconselhando as organizações não apenas a respeito de onde o trabalho pode ser realizado, mas como será executado.
A recomendação é estar atento a essas mudanças, entendendo como a infraestrutura e as equipes respondem a esses novos modelos de trabalho, efetuando correções no sistema sempre que forem necessárias.
Lembre-se de que o objetivo final do facilities continua o mesmo: garantir a segurança e o bem-estar nos ambientes de trabalho, onde quer que ele seja executado.
À medida que os locais de trabalho ficam muito mais ágeis e flexíveis, a gestão desses espaços deve acompanhar esse movimento.
Uma das novas demandas nesse novo cenário é a tomada de decisão cada vez mais rápida e assertiva. Por isso, é imprescindível que os gerentes de facility management contem com ferramentas tecnológicas apropriadas, como os softwares de gestão.
Com a plataforma Optimus, da Construmarket, esses profissionais podem ter acesso a uma base dados contendo os principais indicadores, evitando erros nas análises e garantindo a integridade das informações.
A ferramenta também permite a criação de planejamentos de manutenção adequados, além de organizar o histórico do que foi executado e digitalizar os processos, dinamizando ainda mais os serviços e oferecendo mais qualidade e eficiência aos clientes e aos colaboradores.
Ao longo dos últimos anos, foi possível acompanhar transformações profundas e radicais na gestão do espaço de trabalho que estão impactando a área de facility management.
Para o futuro, a tendência é de consolidação dessas mudanças. Conte com softwares de gestão especializados, como o Optimus, para auxiliá-lo a tomar as melhores decisões.
Um bom software assegura um gerenciamento estratégico assertivo, sem margens para erros, auxiliando a controlar os serviços de maneira eficiente e a gerir os insumos e a percepção do cliente.
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