A gestão de facilities e manutenção visa controlar todos os serviços realizados para manter a infraestrutura e equipes da empresa em harmonia. Ela engloba serviços de reparos e consertos, limpeza, recepção, segurança, coleta de resíduos, portaria, gestão de equipes, controle e manutenção de equipamentos, gestão de espaços e até de paisagismo.
Assim como qualquer outra instalação predial, os shoppings centers são espaços públicos que precisam de cuidados para entregar um ambiente limpo, agradável e seguro para os clientes – afinal, a satisfação dos clientes impacta seu tempo de permanência e nas vendas das lojas.
A gestão de facilities em shoppings pode ser usada para distribuir de forma estratégica as equipes, padronizar tarefas e checklists, assegurar a manutenção de equipamentos como ar condicionado e elevadores, gerenciar o acesso dos funcionários e prestadores de serviço e até controlar o consumo de energia, água e gás.
É claro que, por se tratar de um espaço muitas vezes gigante, fazer a gestão de facilities em shoppings centers não é uma tarefa simples. Isso porque vai envolver uma série de tarefas, responsabilidades e profissionais diferentes para realizar as funções.
Abaixo, confira os principais desafios:
Existem vários sistemas de climatização que podem ser utilizados, tudo vai depender do tamanho do shopping e suas necessidades. Os modelos mais comuns de climatizadores são ar-condicionado central, ar-condicionado Chiller, ar-condicionado self contained, ar-condicionado fancoil e, nos casos de estabelecimentos de grande porte, o sistema de refrigeração de expansão direta.
O ponto é que, independentemente do tipo de climatização utilizado, o shopping center precisa assegurar 100% do tempo que o seu sistema está funcionando. E garantir isso pode ser um pouco complicado porque vai depender de muita mão de obra e investimento.
Além disso, existe a necessidade de manutenção dos aparelhos, o que pode gerar custos excessivos caso o shopping não realize uma boa gestão.
Quantas áreas comuns um shopping center possui?
Existem banheiros, estacionamentos, hall de entrada, lojas, praça de alimentação, acesso a elevadores, entre outros. A lista é grande e todos esses ambientes precisam estar sempre limpos e bem conservados para o público transitar com o máximo de tranquilidade.
Como se tratam de muitas áreas, garantir que os espaços estejam em perfeito uso também é um desafio para a gestão. Ainda mais se o shopping center for muito conhecido e tiver um grande fluxo de pessoas diariamente.
Além de manter os ambientes limpos e bem conservados, não podemos esquecer que garantir o funcionamento de máquinas e equipamentos também é um desafio. Afinal, os shoppings centers contam com elevadores, escadas rolantes e portas automáticas que requerem manutenção constante e podem sofrer com obsolescência.
Mesmo que o profissional responsável pela gestão de facilities contrate todos os serviços necessários e esteja a par de tudo que está acontecendo dentro do shopping, nem sempre vai ser possível garantir a satisfação dos visitantes. Isso porque o fluxo de pessoas é muito grande e diversas situações podem acontecer.
A praça de alimentação até pode estar limpa quando o estabelecimento abrir as portas, mas cinco minutos depois já estar completamente suja devido à queda de alimentos. O segurança pode estar vigiando o hall de entrada, e ocorrer uma tentativa de roubo no estacionamento.
Lidar com situações como essas e, mais, impedir que elas ocorram, é um desafio.
Outro desafio da gestão está relacionado ao controle descentralizado de equipes, equipamentos e serviços. Imagine que o shopping center possui uma lista gigante de equipamentos e mais de cem trabalhadores responsáveis pela execução das tarefas.
Como o gestor vai conseguir monitorar todos os ativos e pessoas, e garantir que cada uma das operações está sendo feita corretamente? Se não tiver o apoio das ferramentas certas, fazer uma boa gestão se torna praticamente impossível.
Os desafios da gestão de facilities nos shoppings centers são inúmeros! Mas, eles podem ser superados com a ajuda da tecnologia, como a plataforma de gestão de facilities e manutenção mais usada do Brasil: o Optimus. Suas funcionalidades incluem medição de utilidades, mensageria, gestão de documentos, gestão de pessoas e equipes externas por meio da geolocalização, controle da produtividade e até o uso de sensores IoT em máquinas e equipamentos.
Redação: Construmarket
Gestão de facilities de shoppings: o que digitalizar?
A transformação digital na gestão de manutenção e facilities
Ferramenta de gestão de facilities transforma a operação de shoppings
Veja o passo a passo para criar o seu plano de Manutenção em Condomínio!
Descubra como criar um checklist de manutenção completo e transforme a manutenção predial e a…
Descubra como a manutenção eficiente pode ser uma referência de lucratividade e como o software…
Descubra os tipos de manutenção e como o software Optimus pode otimizar esses processos, garantindo…
Entenda como a eficiência, tecnologia e sustentabilidade estão moldando o futuro do gerenciamento de facilities…
Otimizando a gestão de KPI com a plataforma Optimus para impulsionar o engajamento dos colaboradores…
This website uses cookies.