Escritório inteligente: como os sensores podem ajudar?

Conheça as principais soluções usadas em um escritório inteligente e confira como elas ajudam a aumentar a eficiência da gestão de facilies!

Um escritório inteligente nada mais é do que um espaço projetado com configurações e tecnologias abarcadas para garantir as condições de produtividade dos seus colaboradores.

Evidentemente, cada espaço é único e deve ser planejado de acordo com o tipo de atividade exercida.  Mas o uso de tecnologias relacionadas à automação e à IoT (Internet das Coisas) é indispensável nesse tipo de projeto.

Leia também: A transformação digital na gestão de manutenção e facilities

Soluções de sensores para escritório inteligente

Entre as tecnologias mais usadas nesses espaços estão os diversos tipos de sensores que podem ser aplicados nos sistemas de iluminação e de condicionamento térmico para reduzir gastos com energia, aumentar o conforto ambiental e contribuir com um gerenciamento muito mais eficiente dos chamados escritórios inteligentes.

Confira algumas das principais soluções usadas:

Iluminação

Alguns sensores, como os de presença e de luminosidade, são especialmente indicados para os sistemas de iluminação de escritórios inteligentes.

Basicamente, eles coletam informações sobre a luminosidade do ambiente e detectam a ocupação no local em tempo real, contribuindo nas estratégias de economia de luz e garantindo uma manutenção muito mais eficiente desses espaços.

Mas como isso é possível?

Com a combinação entre dimerização e sensores de luminosidade, o controle da intensidade da iluminação artificial é automático. Isso permite aumentar ou reduzir a intensidade da luz conforme cada situação.

Dessa forma, se a iluminação natural for satisfatória, as luzes são desativadas automaticamente. No entanto, podem ser reativadas nos momentos de menor incidência desse tipo de luz no ambiente.

As luzes artificiais também podem ser ativadas quando os sensores de presença conseguem identificar pessoas no local. Assim, é possível evitar que as luzes fiquem ligadas desnecessariamente ou que permaneçam acesas depois do uso do escritório.

Vale lembrar que a implantação desses sensores deve ser planejada conforme as características e o tipo de uso do local, permitindo que haja eficiência energética sem prejudicar o desenvolvimento das atividades que serão exercidas ali.

Ar-condicionado

Os sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (AVAC) também podem ser integrados aos sensores para aumentar o conforto térmico e a qualidade do ar e ainda reduzir seu impacto ambiental.

O uso de sensores de umidade e temperatura, por exemplo, é uma ótima solução para garantir a qualidade do ambiente e limitar a condensação.

Eles conseguem detectar o nível de umidade do espaço e ajustar o fluxo de ar das unidades internas quando o ar interior estiver muito seco. Também indicam quando as condições externas estão excessivamente úmidas, acionando o sistema de ar refrigerado para melhorar o conforto térmico dentro dos espaços internos.

O sistema AVAC também pode ser integrado aos sensores de presença. Eles podem desligar o fluxo de ar e parar o controle de temperatura ao identificar a ausência de pessoas no espaço, sendo automaticamente acionado caso o ambiente volte a ser ocupado.

Ao medir a qualidade do ar e da temperatura por meio do monitoramento do fluxo de pessoas e de ocupação de espaço, é possível aumentar a sensação de conforto e, consequentemente, a produtividade dos usuários.

Sensores IoT em facilities

Com o uso de sensores IoT em um escritório inteligente, é possível levantar informações relevantes sobre as condições de temperatura e iluminação dos ambientes, permitindo, inclusive, a personalização dos espaços e também a redução do consumo de energia.

Mas os benefícios vão muito além disso: os sensores IoT também contribuem para aumentar a eficiência da gestão de manutenção e facilities.

Com eles, os prestadores de serviço podem acessar alertas antecipados e fazer diagnósticos relevantes por meio de relatórios online, mudando completamente a maneira de gerenciar esses ambientes corporativos.

Dessa forma, o técnico pode identificar as falhas e obter outros dados sobre esses sistemas de modo remoto, diminuindo custos e agilizando algumas etapas da gestão de facility management.

A tecnologia pode realizar as mesmas medições e ajudar a chegar às mesmas conclusões antecipadamente, dispensado a presença de um técnico para diagnosticar um problema, eliminando etapas do processo como a verificação manual e ainda diminuindo o tempo de deslocamento e os recursos gastos pelos colaboradores.

Sensores Smart

A Construmarket disponibiliza os sensores Smart, uma linha de sensores inteligentes que coletam informações do mundo físico para convertê-las em análises automatizadas e em tempo real.

Através desses dispositivos instalados em um escritório inteligente ou em qualquer outro tipo de ambiente e equipamento, é possível monitorar parâmetros em tempo real e disparar alertas para as equipes responsáveis sempre que um desvio no padrão é detectado.

Os sensores Smart permitem que líderes e equipes de facilities se antecipem aos problemas, garantindo ações mais rápidas e aumentando a qualidade e a satisfação das pessoas que utilizam os ambientes.

Conclusão

Escritórios inteligentes são espaços planejados para aumentar a produtividade dos colaboradores e o desempenho dos sistemas aplicados.

Com a aplicação de sensores na iluminação e no ar-condicionado, é possível reduzir custos com energia elétrica e tornar a gestão de manutenção e facilities desses ambientes ainda mais eficiente.

TEXTO: Gisele Cichinelli

Leia também:

Como fazer a manutenção elétrica industrial?

O que fazer para evitar uma parada na linha de produção?

7 problemas que um software de gestão de manutenção industrial resolve

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

Optimus, a ferramenta digital para gestão de manutenção e facilities.

Cansou de papel e
caneta na sua operação?
Conheça o Optimus