“É inegável que o Optimus Prime tem sua contribuição para o Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) do Salvador Norte Shopping. Sem ele, perderíamos muito tempo para gerenciar o empreendimento. Ressalto, ainda, a importância de não utilizar papel, a possibilidade de ter à disposição relatórios e indicadores de várias frentes, além de outros aspectos”.
É dessa maneira que Elias Ribeiro, Planejador e Programador de Manutenção do Grupo JCPM (que investe e desenvolve projetos nos segmentos imobiliário e de shopping centers) define o Optimus Prime, software especialista em gestão de facilities.
Nesse empreendimento da capital do Estado da Bahia, o sistema é utilizado por diferentes equipes, tais como: civil, elétrica, hidráulica / hidrossanitária, entre outras. Empresas terceirizadas também fazem uso da ferramenta – e toda a evolução do trabalho é acompanhada pelo Optimus Prime (ao contrário de antes, quando o Grupo JCPM não tinha como medir tal desempenho por um sistema convencional).
A rotina e a gestão com o Optimus Prime
Um dos módulos que mais auxilia a gestão de manutenção e facilities do Grupo JCPM no Salvador Norte Shopping é o check list.
“É a partir dele que efetuamos as rotinas de inspeções e verificações; temos acesso a vários dados e registros do funcionamento do shopping center em geral. E as informações que recebemos são fundamentais para enxergarmos oportunidades de melhorar o nosso ‘modus operandis’ e reduzir falhas. Consequentemente, o check list também fornece bons indicadores em relação ao período médio entre falhas (MTBF) de um determinado equipamento”, ressalta Ribeiro.
Já com o plano de ações preventivas, a administração do empreendimento conseguiu excluir e até mesmo remanejar atividades que antes eram diárias para outra periodicidade (mensal, semanal, quinzenal ou até mesmo bimestral, trimestral, semestral ou anual). Ou seja: ganho de tempo importante para a gestão se concentrar em tarefas mais estratégicas.
Redução de ações corretivas
Quanto às ações corretivas implantadas no shopping center, o Planejador e Programador de Manutenção do Grupo JCPM ressalta que o Optimus Prime ajuda a identificar quando algum equipamento emite sinais de falhas que podem atrapalhar o funcionamento do empreendimento.
“A missão de qualquer setor de manutenção é reduzir as ações corretivas. Estamos na busca para obter a confiabilidade dos nossos equipamentos e vejo o Optimus como a ferramenta certa para auxiliar nesse tipo de situação”, conclui o profissional.