O QR Code (Quick Response Code) é um dispositivo valioso para a gestão de facilities e de manutenção.
Com essa tecnologia é possível rotular e, consequentemente, identificar equipamentos, locais, materiais e equipamentos de proteção individual e coletivo, entre outros itens, agilizando e facilitando o acesso a uma grande quantidade de dados relativos a eles.
Como o seu nome em inglês já diz, nada mais é do que um código de resposta rápida.
Essa tecnologia é uma evolução do código de barras e causou uma revolução na identificação de produtos, passando a ser usado mais intensamente nos últimos anos.
Basicamente, trata-se de um gráfico em duas dimensões (horizontal e vertical, enquanto o código de barras comum utiliza apenas uma, a horizontal) que gera um código.
Por esse código, é possível acessar uma série de informações. Basta escaneá-lo através de qualquer dispositivo com câmeras, como por exemplo, telefones celulares.
“O QR Code é uma recursividade que transforma links, códigos de cadastro e caracteres em uma imagem bidirecional, facilitando a leitura de dispositivos tecnológicos através de uma câmera. Isso facilita, e muito, a busca da informação”, explica Adriano Cardoso Rocha, analista de processos TI especializado em manutenção e facilities.
Ele pode ser usado para facilitar a visualização de todas as informações relativas a equipamentos, materiais e locais de um edifício.
“Esse dispositivo pode ser utilizado na leitura de código e na identificação de uma localização ou de um equipamento cadastrado no sistema através de um aplicativo. Mas os benefícios do seu uso dependem muito dos recursos disponibilizados pela empresa fornecedora do software”, observa Rocha.
Uma vez que estejam corretamente cadastrados é possível, por exemplo, agilizar um simples serviço de troca de lâmpadas ou a manutenção de um equipamento específico.
“Ele direciona o usuário na hora de abrir um chamado. Com ele, é possível determinar a localização correta do local ou de uma máquina de maneira mais rápida e eficiente. Mas, para isso, o sistema deve ter esses recursos bem amarrados”, conta.
Ainda segundo o analista, ele é mais usado pelas áreas de planejamento, geralmente responsável por fazer os cadastros completos, incluindo as descrições e as fichas técnicas dos equipamentos e dos locais, e por catalogá-los dentro do sistema.
Ao visitar um local ou uma máquina, o profissional de manutenção pode ‘tagueá-los’, ou seja, rotulá-los com adesivos de QR Code.
Na hora de atender uma ordem de serviço, é possível lê-lo dentro do próprio aplicativo, como se fosse um código de barras, e carregar todas informações sobre os equipamentos na tela.
Com ambientes, o processo é o mesmo: o Qr Code pode ser colado em salas de reunião ou banheiros, por exemplo, e todas as informações sobre aquele local e sobre as ordens de serviço a serem atendidas podem ser acessadas rapidamente.
– Carregar ou buscar equipamentos dentro de uma lista de serviço baixada em um aplicativo;
– Buscar históricos e identificar equipamentos e materiais;
– Carregar o código referente ao cadastro de um local ou de um equipamento para abertura de solicitação de serviço.
O uso do QR Code elimina a necessidade de ter de fazer cópias de códigos enormes para carregar uma informação, possibilitando uma codificação mais segura para leitura dos dispositivos.
Também confere maior agilidade, controle e compatibilidade entre sistemas e ferramentas tecnológicas, melhorando as etapas de identificação e de busca para a equipe de execução de manutenção.
“Quando a ferramenta está condicionada a um modo implantado, que é a leitura de QR Code para os locais e para os equipamentos, o usuário ganha velocidade, pois não precisa ficar digitando informações, simplesmente faz a leitura delas através do dispositivo”, reforça Rocha.
O QR code é o código utilizado em um cadastro, porém exibido de maneira gráfica. O campo que carrega esse código solicita a leitura do QR Code. Ao ser lido, ele carrega o cadastro do item, e o sistema, por sua vez, carrega seus dados na tela.
No caso de equipamentos, serão carregadas as informações que estão sendo buscadas pelo QR Code.
O mesmo acontece no caso de locais. Acompanhe um exemplo:
0001 é o código do cadastro da “sala do diretor”. O QR Code carregará no sistema ou no aplicativo a informação 0001 que, consequentemente, carregará o cadastro referente ao código 0001, com a descrição que será apresentada ao usuário que aparecerá como “sala do diretor”.
A plataforma Optimus, da Construmarket, permite habilitar dois tipos de QR Code. Um deles pode ser usado para ambientes (tais como banheiros, salas de reunião e recepção, para citar alguns deles), enquanto o outro é exclusivo para equipamentos (como ar-condicionado, bombas e motores, por exemplo).
Ambos são criados automaticamente no momento em que é feita a carga de dados ou quando o cliente os cadastra de forma manual na plataforma.
“Com o QR Code é possível atingir diversos benefícios. Através dele podemos habilitar qualquer pessoa a solicitar algum serviço. No caso das equipes de manutenção, elas conseguem, através do aplicativo do Optimus, usar a leitura do QR Code para consultar o histórico das ordens de serviço e ler e realizar as respectivas rondas cadastradas”, explica Junio Warley, líder de customer success da Construmarket.
Como você pôde acompanhar, o QR Code permite organizar, armazenar, rastrear e gerir uma quantidade volumosa de informações sobre os locais, os materiais e os ativos de uma empresa ou de um edifício. Com esse dispositivo, é possível reduzir o tempo gasto com as atividades e otimizar a rotina de manutenção.
Adriano Cardoso Rocha – analista de processos TI especializado em manutenção e facilities
Junio Warley – líder de customer success da Construmarket
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