Reduzir custos em facilities e manutenção, sem comprometer a qualidade e a eficiência dos serviços, é uma importante estratégia para aumentar a competitividade e o lucro das empresas. Embora não exista uma fórmula mágica para fazer isso acontecer, a adoção de alguns cuidados pode ajudar, e muito, na conquista desse objetivo.
O primeiro passo é evitar ao máximo a necessidade de manutenções corretivas. Geralmente, são elas que mais elevam os custos em facilities. Além do valor gasto para recuperar ou trocar um equipamento, dependendo do segmento, a interrupção de uma linha de produção ou a parada de funcionamento de parte de um escritório geram custos elevados e não previstos às empresas.
É muito importante mapear o histórico de cada peça e de cada equipamento, com seus respectivos ciclos de quebra e vida útil. De acordo com Ivan de Lucena Barão, coordenador de facilities da Viva, essas informações ajudarão a planificar os custos com correções necessárias.
“Em alguns casos, os valores para troca de peças podem ser incorporados no contrato com a empresa de manutenção preventiva, por isso é bom ter o conhecimento completo dos equipamentos e seu histórico de manutenção”, conta o coordenador.
Optar por comprar equipamentos e produtos de baixa qualidade, e consequentemente de vida útil curta, e por contratar empresas não especializadas para a execução de determinados serviços são dois dos maiores erros de gestão de facilities.
“A necessidade de troca de componentes ou de máquinas e a eficiência da prestação de serviços poucas vezes são estudadas e mapeadas pelas empresas. Essas escolhas erradas dão uma falsa sensação de economia”, explica Barão.
Cabe ao profissional de facilities elaborar e prospectar esses estudos e tentar convencer a empresa a investir em produtos e soluções de ponta, cujos benefícios serão facilmente comprovados no longo prazo. “Um bom investimento hoje sempre evitará grandes prejuízos amanhã”, reforça o coordenador.
Algumas ações podem ser estratégicas para evitar que os orçamentos estourem. Confira algumas:
Como já dito, é sempre mais caro fazer qualquer tipo de correção do que a prevenção de um problema. “Programar-se para realizar uma atividade sempre é menos custoso do que resolver um problema que surge a qualquer momento”, reforça Igor Godoy Meneghin, gerente de contas da área de facilities e manutenção industrial na Construmarket.
Contratar uma empresa pela sua capacidade técnica, seu atendimento e sua experiência no mercado pode contribuir para evitar retrabalhos e custos extras com futuras manutenções corretivas.
Uma boa administração depende de um bom controle de estoques. A previsão dos materiais utilizados em cada segmento, a durabilidade, o período de troca e de reposição são itens importantes para evitar gastos desnecessários e compras exageradas.
“O conhecimento prévio desses dados também reduz a quantidade de compras emergenciais, que são as que mais elevam os custos dos serviços”, observa Barão.
Com um bom software de gestão, como o Optimus, por exemplo, é possível gerenciar de maneira segura e eficiente todas as atividades de manutenção solicitadas. “Uma melhor gestão das tarefas permite evitar retrabalhos desnecessários, impactando nos custos da empresa”, explica Meneghin.
A padronização da execução de serviços, com gastos programados de uso de materiais, também contribui para a redução de custos. Os softwares de gestão de manutenção conseguem fornecer informações sobre a quantidade de materiais usados para a realização das tarefas, dados que podem ser usados na escolha do prestador de serviço.
Com a plataforma de gestão de manutenção, é possível verificar se as equipes de manutenção estão ociosas ou sobrecarregadas e também cruzar dados importantes sobre as possíveis origens de um problema e como agir diante dele.
“Se as lâmpadas queimaram porque meu gerador não segurou a energia, o que é mais barato: manter esse equipamento que consome mil reais por mês ou comprar um equipamento novo, cuja manutenção só deve acontecer daqui a dois anos?”, exemplifica Meneghin.
Esses dispositivos, quando acoplados aos componentes e equipamentos, fornecem informações importantes. No caso de desregulagem ou quebras, por exemplo, alertam sobre essas condições, permitindo correções necessárias rápidas e a tempo de evitar perdas financeiras às empresas.
Inúmeros erros podem impactar nos custos com gestão de manutenção e facilities e diminuir a competitividade das empresas. Portanto, é essencial tomar atitudes que tornem as operações menos onerosas.
Igor Godoy Meneghin – gerente de contas da área de facilities e manutenção industrial da Construmaket
Ivan de Lucena Barão – coordenador de Facilities da Viva
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