Uma boa gestão de facilities – ou facility management – é uma estratégia importante que vem conquistando cada vez mais espaço dentro das empresas. Até porque, devido às inovações tecnológicas nos últimos anos e o crescimento da preocupação com as questões sustentáveis, essa área vem passando por grandes mudanças.
Um fator que tem ganhado destaque nas empresas é a importância de facility management para o negócio. Essa é uma posição que tem se tornado bastante estratégica no mercado, uma vez que as empresas que têm uma gestão fortalecida geralmente são mais resilientes em momentos de crise e ganham vantagens competitivas diante da concorrência – o que impacta diretamente no lucro e na reputação da marca.
Nos últimos tempos, as empresas têm dado cada vez mais espaço para o gestor de facilities integrar todas as áreas da companhia, principalmente em relação à gestão de recursos humanos. Dessa forma, com todas as áreas da empresa integradas, as discussões e as decisões estratégicas que são tomadas na empresa ganham uma visão mais ampla e diferenciada, com a participação e o envolvimento de toda a equipe.
Depois da pandemia de Covid-19, muita coisa mudou no mercado de trabalho. Um dos formatos que ganhou destaque é o trabalho híbrido. Com isso, muitos trabalhadores passaram a trabalhar alguns dias presencialmente e outros dias de forma remota. Dessa forma, as empresas passaram a precisar de menos espaço físico para escritórios, adotando uma política de “hot-desk”. Essas mudanças também trazem um desafio a mais para facility management em 2023: a otimização de espaços de trabalho que estão cada vez mais limitados.
Isso leva a uma nova tendência chamada de location awareness (algo como “monitoramento da localização” em português), um sistema de tecnologia de sensores que podem ser utilizados para monitorar a ocupação, a temperatura e a umidade do ambiente, por exemplo, permitindo aos facility managers ajustar a utilização real do espaço no dia a dia, otimizar o ambiente e proporcionar mais conforto aos usuários de forma econômica.
Outro tópico que também está em alta em todos os setores, inclusive em facility management, como tendência para 2023, é a implementação de ações de sustentabilidade em todos os processos organizacionais. O objetivo, além de incentivar o cuidado com o meio ambiente, é trabalhar também as questões sociais e econômicas.
Dessa forma, com a necessidade do mercado em padronizar e melhorar o facility management, foram criadas a Norma ISO 41000 e a Certificação Fitwell, iniciativas que vieram para somar nesse cenário e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas.
Desde então tem se tornado cada vez mais comum que os gestores de facilities utilizem softwares de gestão com o objetivo de reduzir o uso de papel, por exemplo, além de buscar por outras práticas econômicas e sustentáveis simples no dia a dia, como substituir as lâmpadas de LED por soluções mais limpas, como painéis solares.
Os benefícios da manutenção pró-ativa (que pode ser preventiva ou preditiva) são muito claros, por isso ela também é considerada uma tendência para facility management em 2023. Isso porque, dessa forma, o plano de manutenção da empresa pode se tornar mais pró-ativo e ainda mais incisivo, o que reduz a necessidade de manutenções e reparações em longo prazo. Por meio dos dados recolhidos nessa manutenção, os gestores poderão otimizar os recursos e diminuir os custos, por exemplo.
A tecnologia facilita muito o facility management. Uma empresa de terceirização de limpeza, por exemplo, pode utilizar a tecnologia para aumentar a eficiência da sanitização de um ambiente hospitalar. É possível também utilizar um software de gestão para tomar decisões baseadas em relatórios e melhorar os resultados com facility management. Por conta disso, uma tendência nesses ambientes é a IoT – Internet of Things (que em português significa Internet das Coisas). Nesse tipo de tecnologia, são utilizados sensores e termostatos para controlar temperaturas, nível de iluminação e ruídos. A presença e o fluxo de pessoas também podem ser medidos, por exemplo, para determinar o momento ideal de realizar uma limpeza ou para definir os dias e horários mais indicados para a manutenção de um equipamento.
Com o auxílio da tecnologia, as tarefas em uma empresa têm se tornado cada vez mais automatizadas – seja com o uso de softwares, de plataformas ou por meio da internet das coisas. As companhias vêm utilizando esses recursos para ter mais controle, qualidade e agilidade em facility management.
É possível, por exemplo, controlar as tarefas da equipe e definir checklists padronizados, conferir o tempo de trabalho de cada colaborador em uma tarefa específica, solicitar Ordens de Serviço e até controlar a temperatura de um ambiente ou de um refrigerador. Tudo isso pode ser feito automaticamente, sem a necessidade de uma pessoa preenchendo um papel ou uma tabela no Excel, por exemplo.
Também tem crescido o uso de máquinas e robôs para realizar algumas tarefas, seja para carregar caixas pesadas ou para a fabricação de produtos. O movimento tem acontecido não só em fábricas urbanas, mas também no campo, onde o uso de equipamentos tem se intensificado e contribuído para o aumento e para a qualidade da produção.
Outra tendência para facility management em 2023 é a procura por mão de obra especializada. Se antes um técnico em serviços gerais se responsabilizava por diversas funções, hoje em dia as empresas chamam um eletricista apenas para verificar a parte elétrica e um encanador para os sistemas hidráulicos, por exemplo.
Para melhorar a eficiência em algumas tarefas secundárias, muitas empresas terceirizam serviços como limpeza e manutenção. Assim é possível ter um técnico especializado sempre que necessário e, se ele precisar faltar algum dia, a empresa terceirizada poderá enviar outro colaborador.
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