A gestão de facilities em supermercado é bem desafiadora. Ela envolve pontos como o gerenciamento das equipes, das tarefas e dos ambientes, o controle da temperatura e qualidade do ar, do tempo médio na fila dos caixas e até da temperatura de freezer e geladeiras. Essas questões implicam na satisfação do potencial cliente, no tempo de permanência na loja, na quantidade de produtos comprados e no retorno ou não ao mesmo supermercado – pontos que impactam diretamente no faturamento do negócio.
Entre os principais desafios do gestor, destacam-se reduzir os custos de manutenção e de serviços, controlar vários ambientes, profissionais e processos simultaneamente, e melhorar a performance dos prestadores de serviços.
Nesse sentido, muitos se questionam: “Como o gestor de facilities pode superar esses obstáculos e garantir o sucesso da gestão?”
Uma das estratégias mais assertivas é investir em tecnologia.
A seguir, confira 5 razões para esse investimento e quais são as inovações tecnológicas que otimizam a gestão de facilities.
5 motivos para investir em tecnologia na gestão de facilities de supermercados
1- Torna o processo de manutenção mais eficiente
A manutenção predial, assim como a manutenção de ativos, é muito importante para o supermercado manter a qualidade da sua infraestrutura e de seus equipamentos.
Fazer o controle de todos os serviços de manutenção pode ser desgastante se feito manualmente. Principalmente se a empresa tiver várias filiais e o gestor precisar controlar, também, os serviços realizados em outros pontos.
Nesse sentido, a tecnologia passa a ser uma grande aliada no processo de tornar a manutenção predial e a manutenção dos ativos mais eficiente. Afinal, o controle de mão de obra, o agendamento dos serviços e até o acesso às informações podem ser realizados através de softwares.
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2- Auxilia na gestão das equipes e dos prestadores de serviços
Quantas equipes e prestadores de serviços um supermercado geralmente possui?
Se for um estabelecimento grande, é bem provável que a lista seja imensa. Já pensou, então, controlar todos esses dados em uma planilha ou em um bloco de notas?
O gerente de facilities não pode depender de ferramentas ultrapassadas.
Se o objetivo é padronizar as tarefas, gerenciar as equipes e acompanhar a localização dos técnicos e finalização das tarefas, o gestor precisa ter controle absoluto sobre todos os serviços realizados na empresa. E isso só é possível com o apoio da tecnologia.
3- Moderniza o supermercado, deixando-o mais competitivo
Que cliente quer frequentar um supermercado sujo, com equipamentos que não funcionam e propenso à aparição de insetos e roedores? Nenhum!
O consumidor está mais exigente do que nunca, e quer entrar em um local que atende às suas necessidades e, principalmente, que entrega modernidade e está adequado para conservar os alimentos. Assim, ele passa mais tempo no supermercado, podendo comprar mais produtor e retornar com frequência.
O grande diferencial de investir em tecnologia é que essas soluções trazem inovação para os estabelecimentos, automatizando processos. Não só isso, possibilitam o acesso a indicadores e relatórios que podem ajudar na tomada de decisão e competitividade.
Leia também: Veja como tomar decisões baseadas em dados e indicadores!
4- Garante a satisfação dos clientes
Com o auxílio das ferramentas certas, o profissional responsável pela gestão de facilities consegue assegurar a execução de todos os serviços. E, se tudo ocorrer conforme o planejado – como ambientes limpos, filas rápidas, temperatura agradável e produtos disponíveis nas prateleiras – fica ainda mais fácil para o supermercado garantir a satisfação dos clientes.
5- Melhora a comunicação entre as equipes próprias e terceirizadas
O sucesso da gestão de facilities não depende apenas do gestor de facilities. Todas as pessoas responsáveis pela execução das tarefas precisam estar em sincronia e devem trabalhar em conjunto para o alcance dos objetivos.
A tecnologia também pode ajudar nesse caso, mantendo as tarefas organizadas em um software e melhorando a comunicação entre as equipes do próprio supermercado e até as terceirizadas por meio de aplicativos, sincronizando os setores e sua comunicabilidade.
Quais são as principais tecnologias para a gestão de facilities em supermercados?
Agora que já explicamos por que o gestor precisa investir em tecnologia, vamos mostrar as inovações que podem ajudar o profissional a superar os desafios na gestão de facilities em supermercados.
1- Big Data
O Big Data é uma inovação que trata da coleta, do tratamento e da análise de um grande volume de dados. Há anos, é apontado como uma das tecnologias mais promissoras para a gestão de facilities, capaz de reduzir os custos relacionados aos serviços e garantir previsões sobre clientes e usuários.
Com o Big Data, o gestor de facilities pode, por exemplo:
- Identificar oportunidades para aumentar o engajamento das equipes;
- Tomar decisões mais alinhadas às estratégias de negócio.
2- Plataforma SaaS e Cloud
Uma plataforma de gestão de facilities SaaS (Software as a Service) e Cloud (computação em nuvem) pode garantir ao gestor de facilities o acesso instantâneo das informações.
Se antigamente todo o controle sobre as prestações de serviços precisava ser manual, agora isso muda completamente com a plataforma SaaS e Cloud.
Com a plataforma de gestão de facilities e manutenção Optimus, é possível:
- Monitorar o andamento das atividades;
- Gerenciar as equipes e padronizar tarefas com checklists;
- Abrir ordens de serviço e acompanhar a geolocalização dos técnicos;
- Avaliar indicadores e métricas;
- Padronizar relatórios de performance e produtividade;
- Monitorar os custos;
- Acompanhar as agendas de manutenção.
- E muito mais!
3- Internet of Things
Também conhecido como IoT, a Internet das Coisas é outra tecnologia que pode ajudar o gestor de facilities. A inovação está relacionada à conexão de objetos à internet, capaz de reunir e transmitir dados entre si.
Ferramentas que trabalham com IoT, como é o caso de sensores, podem ser usados para:
- Monitorar a temperatura do ar;
- Coletar dados específicos sobre um determinado espaço, como a quantidade de clientes em cada loja e os horários de mais movimento;
- Verificar a temperatura das geladeiras e emitir alertas em casos de alteração.
- Avaliar o nível de luminosidade no supermercado.
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