A tecnologia na gestão de facilities em supermercados

Uma das estratégias para tornar a gestão de facilities em supermercados mais assertiva é investir em tecnologia.

A gestão de facilities em supermercado é bem desafiadora. Ela envolve pontos como o gerenciamento das equipes, das tarefas e dos ambientes, o controle da temperatura e qualidade do ar, do tempo médio na fila dos caixas e até da temperatura de freezer e geladeiras. Essas questões implicam na satisfação do potencial cliente, no tempo de permanência na loja, na quantidade de produtos comprados e no retorno ou não ao mesmo supermercado – pontos que impactam diretamente no faturamento do negócio.

 

Entre os principais desafios do gestor, destacam-se reduzir os custos de manutenção e de serviços, controlar vários ambientes, profissionais e processos simultaneamente, e melhorar a performance dos prestadores de serviços.

Nesse sentido, muitos se questionam: “Como o gestor de facilities pode superar esses obstáculos e garantir o sucesso da gestão?”

Uma das estratégias mais assertivas é investir em tecnologia.

A seguir, confira 5 razões para esse investimento e quais são as inovações tecnológicas que otimizam a gestão de facilities.

 

 

12 HABILIDADES OPTIMUS

 

 

5 motivos para investir em tecnologia na gestão de facilities de supermercados

 

1- Torna o processo de manutenção mais eficiente

 

A manutenção predial, assim como a manutenção de ativos, é muito importante para o supermercado manter a qualidade da sua infraestrutura e de seus equipamentos.

Fazer o controle de todos os serviços de manutenção pode ser desgastante se feito manualmente. Principalmente se a empresa tiver várias filiais e o gestor precisar controlar, também, os serviços realizados em outros pontos.

Nesse sentido, a tecnologia passa a ser uma grande aliada no processo de tornar a manutenção predial e a manutenção dos ativos mais eficiente. Afinal, o controle de mão de obra, o agendamento dos serviços e até o acesso às informações podem ser realizados através de softwares.

 

Leia também: Saiba o que é manutenção preventiva, preditiva e corretiva!

 

 

2- Auxilia na gestão das equipes e dos prestadores de serviços

 

Quantas equipes e prestadores de serviços um supermercado geralmente possui?

Se for um estabelecimento grande, é bem provável que a lista seja imensa. Já pensou, então, controlar todos esses dados em uma planilha ou em um bloco de notas?

O gerente de facilities não pode depender de ferramentas ultrapassadas.

Se o objetivo é padronizar as tarefas, gerenciar as equipes e acompanhar a localização dos técnicos e finalização das tarefas, o gestor precisa ter controle absoluto sobre todos os serviços realizados na empresa. E isso só é possível com o apoio da tecnologia.

 

 

3- Moderniza o supermercado, deixando-o mais competitivo

 

Que cliente quer frequentar um supermercado sujo, com equipamentos que não funcionam e propenso à aparição de insetos e roedores? Nenhum!

O consumidor está mais exigente do que nunca, e quer entrar em um local que atende às suas necessidades e, principalmente, que entrega modernidade e está adequado para conservar os alimentos. Assim, ele passa mais tempo no supermercado, podendo comprar mais produtor e retornar com frequência.

O grande diferencial de investir em tecnologia é que essas soluções trazem inovação para os estabelecimentos, automatizando processos. Não só isso, possibilitam o acesso a indicadores e relatórios que podem ajudar na tomada de decisão e competitividade.

 

Leia também: Veja como tomar decisões baseadas em dados e indicadores!

 

 

Gestão de facilities em supermercados

 

 

4- Garante a satisfação dos clientes

 

Com o auxílio das ferramentas certas, o profissional responsável pela gestão de facilities consegue assegurar a execução de todos os serviços. E, se tudo ocorrer conforme o planejado – como ambientes limpos, filas rápidas, temperatura agradável e produtos disponíveis nas prateleiras – fica ainda mais fácil para o supermercado garantir a satisfação dos clientes.

 

 

5- Melhora a comunicação entre as equipes próprias e terceirizadas

 

O sucesso da gestão de facilities não depende apenas do gestor de facilities. Todas as pessoas responsáveis pela execução das tarefas precisam estar em sincronia e devem trabalhar em conjunto para o alcance dos objetivos.

A tecnologia também pode ajudar nesse caso, mantendo as tarefas organizadas em um software e melhorando a comunicação entre as equipes do próprio supermercado e até as terceirizadas por meio de aplicativos, sincronizando os setores e sua comunicabilidade.

 

 

 

Quais são as principais tecnologias para a gestão de facilities em supermercados?

 

Agora que já explicamos por que o gestor precisa investir em tecnologia, vamos mostrar as inovações que podem ajudar o profissional a superar os desafios na gestão de facilities em supermercados.

 

1- Big Data

 

O Big Data é uma inovação que trata da coleta, do tratamento e da análise de um grande volume de dados. Há anos, é apontado como uma das tecnologias mais promissoras para a gestão de facilities, capaz de reduzir os custos relacionados aos serviços e garantir previsões sobre clientes e usuários.

Com o Big Data, o gestor de facilities pode, por exemplo:

  • Identificar oportunidades para aumentar o engajamento das equipes;
  • Tomar decisões mais alinhadas às estratégias de negócio.

 

 

2- Plataforma SaaS e Cloud

 

Uma plataforma de gestão de facilities SaaS (Software as a Service) e Cloud (computação em nuvem) pode garantir ao gestor de facilities o acesso instantâneo das informações.

Se antigamente todo o controle sobre as prestações de serviços precisava ser manual, agora isso muda completamente com a plataforma SaaS e Cloud.

Com a plataforma de gestão de facilities e manutenção Optimus, é possível:

  • Monitorar o andamento das atividades;
  • Gerenciar as equipes e padronizar tarefas com checklists;
  • Abrir ordens de serviço e acompanhar a geolocalização dos técnicos;
  • Avaliar indicadores e métricas;
  • Padronizar relatórios de performance e produtividade;
  • Monitorar os custos;
  • Acompanhar as agendas de manutenção.
  • E muito mais!

 

AGENDE UMA DEMOOptimus 1

 

 

3- Internet of Things

 

Também conhecido como IoT, a Internet das Coisas é outra tecnologia que pode ajudar o gestor de facilities. A inovação está relacionada à conexão de objetos à internet, capaz de reunir e transmitir dados entre si.

Ferramentas que trabalham com IoT, como é o caso de sensores, podem ser usados para:

  • Monitorar a temperatura do ar;
  • Coletar dados específicos sobre um determinado espaço, como a quantidade de clientes em cada loja e os horários de mais movimento;
  • Verificar a temperatura das geladeiras e emitir alertas em casos de alteração.
  • Avaliar o nível de luminosidade no supermercado.

 

Leia também:

 

3 desafios do gestor de facilities na gestão de supermercados

 

Como montar um plano de manutenção de facilities?

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

Optimus, a ferramenta digital para gestão de manutenção e facilities.

Cansou de papel e
caneta na sua operação?
Conheça o Optimus