Trabalho presencial: como será o retorno em 2022?

Duas moças sentadas em frente ao notebook no ambiente de trabalho. Elas utilizam máscaras de proteção anticovid.
Duas moças sentadas em frente ao notebook no ambiente de trabalho. Elas utilizam máscaras de proteção anticovid.

No início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, muitas empresas precisaram se adaptar a um modelo de trabalho pouco utilizado pela maioria no país: o home-office. Em 2021, com a adesão da população à vacinação e a diminuição no número de casos e de mortes, algumas empresas decidiram aderir ao regime híbrido: alguns dias em home-office, outros com trabalho presencial.

No próximo ano, a tendência é que o número de empresas adeptas ao novo modelo seja ainda maior. O que, sem dúvida, é um desafio para os gerentes de facilities.

O que o Facility Manager deve ficar de olho ao planejar o retorno ao trabalho presencial?

O mundo mudou e as pessoas também. Para o retorno, é preciso uma nova adaptação: das pessoas, do ambiente e da cultura organizacional.

De acordo com Sabrina Espinós, Manager of Real Estate - Projetos, Obras e Facilities no Mercado Livre, é preciso garantir que a empresa siga todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Além disso, é preciso respeitar o decreto de utilização de máscaras faciais e de distanciamento.

Também é necessário ficar atento à limpeza do ambiente e garantir a sanitização com os produtos corretos. Caso a empresa de limpeza seja terceirizada, observe se ela segue todos os protocolos rígidos. É importante aumentar a rotina de limpeza – sobretudo no refeitório e nos banheiros.

moça utiliza termômetro para medir a temperatura de outra moça - as duas utilizam máscara

Outro ponto crítico é a limpeza do ar-condicionado: ela deve ser feita com a frequência correta. Também é preciso garantir água limpa e potável para todos os colaboradores, medir a temperatura na entrada e disponibilizar álcool gel ou álcool 70% em locais acessíveis a todos. 

Retorno presencial no Mercado Livre

Quando a pandemia começou, Sabrina conta que o Mercado Livre manteve abertos apenas os escritórios e operações logísticas, enquanto as equipes dos escritórios administrativos trabalharam em home-office. Para eles, o trabalho presencial retornou entre agosto e setembro de 2021. 

Antes e após o retorno, a empresa realizou pesquisas com os colaboradores para entender suas expectativas e se adequar à nova cultura dos colaboradores que, por ficarem de home-office por tanto tempo, desenvolveram novos hábitos e valores – como, por exemplo, passar mais tempo com a família e menos tempo no trânsito. 

Com o resultado das pesquisas em mãos, a empresa tornou o retorno presencial opcional. Quem quiser, pode trabalhar da empresa até duas vezes por semana mas, para garantir a segurança de todos, é preciso não ter nenhum sintoma típico de Covid-19 nas últimas 24hs.

Para Sabrina, o aspecto mais positivo do retorno presencial foi a satisfação das pessoas ao se reencontrarem: “Não foi uma surpresa, foi uma constatação: pessoas precisam de pessoas… É o brilho no olhar fora de uma tela”, comenta.

Mudanças nos espaços físicos

Durante a pandemia, o quadro de colaboradores da empresa aumentou, mas o prédio se manteve o mesmo. Por isso, um dos grandes desafios foi adequar a quantidade de pessoas ao tamanho do local. Visando o distanciamento, o Mercado Livre definiu o limite de 50% de colaboradores por dia no presencial. Algumas salas não foram reabertas por não permitirem mais de uma pessoa mantendo a distância mínima recomendada.

Os escritórios também passaram por algumas alterações, como o uso de sinalizações, o bloqueio de cadeiras, a troca de bebedouros, a disponibilização de álcool em gel e a distribuição de kits de self-cleaner. Além disso, houve uma diminuição na capacidade máxima do refeitório e o estímulo ao uso de espaços mais ventilados, como as áreas externas. 

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Dicas para o trabalho presencial

É preciso que o Facility Manager participe e opine sobre os aspectos que envolvem o retorno presencial na empresa. Também é muito importante o trabalho em equipe e multidisciplinar, pois o FM vai pensar nos enfoques próprios de sua vertical, enquanto o jurídico, o RH, o marketing e a equipe comercial irão enxergar os pontos de seu dia a dia.  

Sabrina orienta que a empresa monte um comitê multidisciplinar, pois, ao unir os diferentes olhares, é possível englobar todos os aspectos relevantes para a organização e enfrentar os desafios com mais informação, dados e inteligência. 

Por último, é essencial o envolvimento das lideranças e a realização de pesquisas para entender as expectativas dos colaboradores e respeitar suas vontades. Isso garantirá não só o sucesso do retorno presencial, mas também o baixo turnover, o alto rendimento no trabalho e, consequentemente, os lucros financeiros. 

 

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TEXTO: Rafaela Assali


Colaboração Técnica:

Sabrina Espinós – Arquiteta e Urbanista formada pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) com especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia e em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil. 

Foi colocada em 2º lugar entre os melhores trabalhos de Facilities 2019 pela ABRAFAC. Indicada ao prêmio MULHER DE DESTAQUE EM FACILITY MANAGEMENT 2021/2022 pelo Grupo Mulheres em Facility Management e Workplace. 

Tem vasta experiência em gestão de Facilities, Obras e Real State e gestão de empresas terceirizadas e prestadoras de serviços em diversos ramos. Experiência em Gestão de Pessoas e entrega de resultados. 


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