Tempo de Leitura: 2 minutos
Saber as diferenças entre manutenção preventiva, preditiva e corretiva é o primeiro grande passo para profissionais que estão ingressando nas áreas de manutenção e facilities.
E é a partir deste entendimento que surge a estratégia de manutenção que melhor se encaixa para cada tipo de negócio.
Para te ajudar a decifrar esses termos, veja, abaixo, o conteúdo objetivo que preparamos. Aproveite, também, para acessar alguns materiais gratuitos que você vai encontrar no decorrer da página.
- Manutenção preventiva
- Manutenção corretiva
- Manutenção preditiva
- Manutenção Predial e Manutenção Industrial
- Evolução da Tecnologia na Manutenção
Manutenção preventiva
Manutenção preventiva é aquela feita com intervalo regular e pré-determinado com o objetivo de impedir falhas e defeitos em máquinas e estruturas – aumentando, assim, sua vida útil.
Assim, a manutenção preventiva eleva e garante os índices de disponibilidade de um equipamento. Ela consiste na ação de controle e monitoramento de áreas e máquinas respeitando uma periodicidade.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva ocorre após uma falha ou pane que impede o funcionamento de alguma área ou equipamento. Seu principal objetivo é fazer com que a região ou peça danificada volte a funcionar adequadamente.
De acordo com Igor Meneghin, gerente de contas da Construmarket, quando há uma falha de equipamento durante a produção, pode ocorrer lucro cessante, custos extras com mão de obra não prevista e até acidentes de trabalho. Por isso, é muito importante que a gestão da manutenção seja feita com eficiência e planejamento.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é o acompanhamento de medições e coletas de dados feitos em um intervalo regular de tempo, atuando com a finalidade de indicar as reais condições de equipamentos e instalações. É possível utilizar tecnologia e softwares de gestão para realizar e analisar medições periódicas das condições mecânicas, eletrônicas, pneumáticas, hidráulicas e elétricas dos aparelhos e instalações.
Segundo Ricardo Barros, Gerente de Facilities do Grupo Konecta, além de auxiliar na tomada de decisão para programar manutenções corretivas e preventivas no momento certo, a preditiva também orienta a compra de material e contratação de mão de obra especializada.
Leia mais: 8 benefícios de utilizar um software de gestão
Manutenção Predial e Manutenção Industrial
Os tipos de manutenção preventiva, corretiva e preditiva são as bases principais para o planejamento e execução da manutenção predial e industrial.
Manutenção Predial é um conjunto de ações executadas a fim de manter a vida útil de todos os sistemas de uma edificação – como, por exemplo, a manutenção do elevador, a limpeza da fachada e a troca de extintores. Medidas como essa ajudam a aumentar a segurança e garantir a funcionalidade da construção.
Manutenção industrial são medidas tomadas em fábricas e indústrias a fim de aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos e garantir a segurança dos trabalhadores.
Evolução da Tecnologia na Manutenção
A tecnologia está, cada vez mais, presente nas máquinas e nos equipamentos. A utilização de robôs na execução de tarefas e a IoT – Internet of Things (do inglês, Internet das Coisas), por exemplo, possibilitam a automação dos processos e a produção em massa.
O Big Data expandiu infinitamente a quantidade de dados disponíveis para acompanhamento e o Cloud Computing (do inglês, Computação em Nuvem), por sua vez, permite que esses dados sejam armazenados na nuvem. Softwares de gestão também auxiliam na análise e tomada de decisões mais estratégicas para o negócio.
Para Ricardo, a presença da tecnologia em todos os tipos de manutenção não é apenas um caminho sem volta, mas um caminho em constante evolução. Por isso, é preciso que os profissionais da área acompanhem sempre as transformações.
Leia também:
A transformação digital na gestão de manutenção e facilities
Conheça os principais indicadores de manutenção
COLABORAÇÃO TÉCNICA
Ricardo Barros – Gerente de Facilities do Grupo Konecta. É Engenheiro Eletricista, com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli/USP, cursando Especialização em Gestão de Obras, Qualidade e Desempenho das Construções pela FMU. Como Gerente de Facilities na Konecta Brazil Outsourcing, é responsável por toda a infraestrutura elétrica e ar-condicionado, limpeza e conservação, portaria, segurança, CFTV e controle de acesso físico, infraestrutura de redes e telefonia; novos projetos; retrofits; regularizações de legislações e normativas das edificações; projetos de eficiência elétrica e hídrica.
Igor Meneghin – Gerente de contas na Construmarket