O Optimus é uma plataforma criada para simplificar todas as operações relacionadas à gestão de facilities e manutenção.
Por meio dela, os usuários são capazes de monitorar máquinas, pessoas e ambientes em um único espaço. Não só isso, também conseguem padronizar relatórios de performance e produtividade, rotinas das equipes e agendas de manutenção, além das solicitações e integração de OSs.
O profissional responsável pela gestão de facilities em supermercados precisa para a gestão de um grande número de pessoas e de procedimentos, além de garantir que os espaços dentro do supermercado estejam em perfeitas condições de uso para receber os clientes. Também, é preciso certificar que os prestadores de serviço estão concluindo as atividades conforme o protocolo.
Confira as funcionalidades do Optimus mais usadas pelos gestores de facilities das grandes redes de supermercados:
O checklist é um documento que traz todas as atividades que estão sob a gestão da área de facilities. Já pensou fazer o levantamento de todos esses serviços manualmente?
No Optimus, esse procedimento pode ser muito mais simples porque todas as atividades podem ser cadastradas e padronizadas automaticamente.
Além de contar com a equipe interna, o supermercado também pode requisitar serviços terceirizados. E para assegurar que a prestação destes serviços ocorra conforme o protocolo, é importante que o gestor faça o controle desses profissionais.
No Optimus, o gerente pode acompanhar a movimentação de todas as equipes externas com geolocalização, além de reagendar horários ou até reprogramar rotas sempre que necessário.
O Optimus é uma ferramenta inovadora que conta com outras tecnologias para simplificar a gestão de facilities em supermercados, como é o caso dos sensores Smart.
Com o auxílio da internet das coisas, o gerente consegue monitorar todos os ambientes e equipamentos que tiverem os sensores inteligentes instalados. Além disso, pode acessar relatórios e indicadores que mostram informações exatas sobre o local monitorado.
Dessa forma, é possível controlar a temperatura de geladeiras, a qualidade do ar e até o fluxo de pessoas.
Manter o bom estado de conservação dos equipamentos é prioridade para todo gestor de facilities. Afinal, o bom funcionamento dos ativos impede que os produtos estraguem e a empresa sofra prejuízos financeiros.
No Optimus, todas as atividades relacionadas à gestão de manutenção podem ser planejadas e agendadas em poucos cliques. Inclusive, quem serão os trabalhadores responsáveis pelos reparos e consertos.
Leia também: 3 desafios do gestor de facilities na gestão de supermercados
Outra funcionalidade interessante entregue pelo Optimus é que o gerente de facilities consegue mensurar a produtividade de todos os prestadores de serviços. A tecnologia permite avaliar a produção por hora-homem, a quantidade de ordens de serviços atendidas, entre outros dados.
Com o Optimus, o gerente de facilities também pode simplificar a gestão de documentos, uma vez que as ordens de serviço podem ser emitidas dentro da plataforma e as certidões, laudos, atestados, apólices e manuais e podem ser digitalizados e armazenados em segurança em um só local.
Manter o controle de estoque é outro ponto extremamente importante na gestão de facilities para assegurar que as equipes tenham acesso aos componentes necessários para a prestação de serviços e que não faltem produtos nas prateleiras.
No Optimus, o gerente pode fazer todo o controle de estoque, realizando o cadastro de produtos, monitorando entradas e saídas e mensurando os custos por item cadastrado.
Confira os benefícios de usar a tecnologia para a gestão de facilities em supermercados:
Leia também: 5 motivos para digitalizar a gestão de facilities em supermercados
Para mostrar que o Optimus é a ferramenta certa quando o assunto é gestão de facilities em supermercados, nada melhor do que os próprios clientes:
Em algumas lojas do Carrefour foram instalados Sensores Smart que monitoram a qualidade do ar e a temperatura. Quando os parâmetros definidos pela empresa são extrapolados, alertas são emitidos e a equipe técnica consegue atuar imediatamente para reverter o problema.
O supermercado também conta com sensores para monitorar a temperatura de suas geladeiras expositoras.
O Supermercado Esperança investiu em sensores para detectar calor e, com esse monitoramento, a equipe passou a detectar a presença de pessoas e até animais com assertividade. Situações em que animais entravam na loja, por exemplo, foram facilmente resolvidas!
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