O que é Building Management System (BMS)?

Saiba como funciona e quais são as vantagens do BMS na edificação e como ele ajuda a identificar problemas na operação e a corrigi-los.
Saiba como funciona o BMS Building Management System e quais são suas vantagens identificar problemas na Gestão de Faciltiies

Conheça como funciona e quais são as vantagens do BMS

 

O Building Management System (BMS), também conhecido como Building Automation System (BAS), pode ser traduzido, literalmente, como sistema de gestão de edifícios.

Esse sistema, que se utiliza de ferramentas tecnológicas como softwares e sensores IoT, permite controlar, monitorar e administrar todas as instalações de um edifício, facilitando muito a identificação de problemas e permitindo rápidas intervenções para sua solução.

Mas você sabe o que é e quais são as vantagens do BMS?

Confira a seguir!

 

Leia também: Como usar QR Code em facilities e manutenção?

 

 

Entenda o que é

 

Basicamente, o BMS é um sistema instalado na edificação para gerenciar e monitorar outros subsistemas, que podem ser equipamentos de iluminação, de ar-condicionado, de aquecimento, de incêndio e de segurança.

Com o BMS, é possível integrar e centralizar todos os sistemas, facilitando bastante o monitoramento e, consequentemente, a gestão do edifício.

Assim, os gestores de manutenção e facilities conseguem identificar e também resolver muito mais rapidamente qualquer desvio do padrão de funcionamento dos sistemas. Quando bem implantado, o BMS também pode contribuir para aumentar a vida útil dos ativos.

 

 

Como funciona?

 

O BMS é composto por um hardware, um software, um banco de dados em um servidor e um sistema de sensores integrados a uma rede de transmissão de dados.

Através dos sensores espalhados pelo edifício, é possível recolher informações sobre as condições das instalações e dos equipamentos.

Essas informações abastecem o banco de dados e, quando são identificados desvios de padrão ou falhas nos equipamentos, o BMS dispara um alarme avisando sobre as condições de funcionamento do sistema.

O BMS pode funcionar de modo isolado ou ser integrado a outros programas, podendo chegar a vários níveis de gerenciamento.
Com o sistema, os administradores dos edifícios podem controlar de maneira muito mais eficiente e segura tudo o que se passa nas instalações do edifício.

 

 

Quais são as vantagens?

 

O BMS pode aumentar a eficiência da gestão de manutenção e facilities. Mas esse não é seu único benefício.
Confira outras vantagens:

 

 

1- Aumento da eficiência energética

 

Com o sistema BMS, é possível analisar e monitorar o consumo de eletricidade e controlar a iluminação e a temperatura do ar ar-condicionado de acordo com a presença de pessoas no ambiente.
Isso é um grande diferencial, que pode se traduzir em uma economia de até 30% no custo da energia elétrica do edifício.
Vale lembrar que, segundo dados do Balanço Energético Nacional, as edificações representavam 51% do consumo total de energia elétrica das edificações no país.

Por isso, a adoção de ações estratégicas que visam reduzi-lo é essencial para as empresas que pretendem se enquadrar nos conceitos ESG e na sustentabilidade empresarial.

 

 

2- Redução dos custos e do impacto ambiental

 

Além da energia elétrica, outro item cujo consumo pode ser reduzido significativamente é a água. Com esses dois itens controlados, os custos de operação podem ser reduzidos consideravelmente.

Mas não é só o bolso do proprietário e dos clientes que se beneficia. O impacto ambiental da operação do edifício também é menor, já que o sistema BMS também permite reduzir desperdícios e diminuir a emissão de gases nocivos.

 

 

3- Minimização de falhas

 

Outra grande vantagem do sistema é a redução da incidência de falhas humanas e de equipamentos.
Isso é possível porque, através dos sensores inteligentes que coletam informações sobre as condições de equipamentos e o uso de câmeras integradas ao BMS, é possível fazer um monitoramento remoto das condições das instalações e dos subsistemas.

Toda vez que uma situação sai do controle, o sistema dispara notificações para alertar sobre falhas e anormalidades de padrão.
O sistema BMS também facilita o levantamento de dados por terceiros, como órgãos governamentais. Assim, fica mais fácil garantir que o edifício atenda às legislações e validar seu consumo de energia.

 

 

PMOCBANNER 1 1

 

 

4- Diagnóstico e acesso remotos

 

Como as informações são recolhidas em tempo real, elas podem ser comunicadas instantaneamente, possibilitando que as equipes de manutenção possam fazer as correções o mais rapidamente possível sem a necessidade de passar pela etapa de identificação das falhas.

A rápida identificação de problemas é fundamental para reduzir os custos com manutenção e evitar que o funcionamento dos sistemas, equipamentos e instalações seja interrompido abruptamente, prejudicando as operações.

Todas as informações podem ser acessadas pela internet, através de um navegador seguro, ou por uma rede interna.
Quando as edificações contarem com um ou mais blocos, os sistemas podem ser integrados em um único computador, facilitando o controle.

 

 

Como implantar o sistema BMS na edificação?

 

Alguns cuidados são essenciais antes de implementar o sistema BMS. Confira:

 

  • Avalie os setores que receberão o sistema;
  • Faça uma análise detalhada do local e dos custos envolvidos;
  • Planeje muito bem onde serão instalados os sensores;
  • Análise o retorno do investimento;
  • Aposte em tecnologias e na IoT (Internet das Coisas), como os sensores inteligentes, para dinamizar o sistema BMS.

 

 

Sensores Smart

 

Como você pode perceber, com o uso de softwares e ferramentas tecnológicas, como os sensores IoT, por exemplo, o sistema BMS revoluciona a administração predial.

Para atender às necessidades específicas desse mercado, a Construmarket disponibiliza os sensores Smart, uma linha de sensores inteligentes que coleta informações do mundo físico para convertê-las em análises automatizadas e em tempo real.

Através desses dispositivos instalados em ambientes e equipamentos, as equipes de facilities podem monitorar parâmetros em tempo real e disparar alertas para as equipes responsáveis pela manutenção sempre que um desvio no padrão é detectado.

 

 

Como funcionam os sensores Smart e como podem ser integrados ao Optimus?

 

Quando os sensores Smart detectam algum tipo de extrapolação de parâmetros, um alerta é automaticamente gerado.
Em muitos casos, esse alerta aparece piscando em uma tela na sala de BMS e a solução para o problema depende da intervenção de um humano, que deve tomar uma ação com essa informação.

Os sensores Smart geram informação com ação. Sempre que um parâmetro é extrapolado, alertas são enviados diretamente para os técnicos de manutenção e ordens de serviços são abertas automaticamente e distribuídas para atendimento.

Com o software de gestão Optimus, é possível receber as informações dos sensores Smart dentro do ecossistema de manutenção onde o cliente está inserido.

Dessa forma, fica muito mais fácil acionar as pessoas responsáveis e gerar um pedido de correção com urgência.

 

AGENDE UMA DEMOOptimus 1

 

 

Conclusão

 

Monitorar e controlar diversos serviços dentro de um edifício faz são ações que fazem parte da rotina dos gestores de manutenção e facilities.

Com o sistema BMS é possível facilitar ainda mais o dia a dia da gestão e ainda melhorar o desempenho das operações ao longo da vida útil do edifício.

Com o uso dos sensores Smart e do software de gestão de manutenção e facilities Optimus, da Construmarket, você obtém os melhores benefícios dessa ferramenta.

 

 

Leia também:

 

5 motivos para contratar um software de gestão de manutenção

 

Gestão de facilities em redes de farmácias

 

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

Optimus, a ferramenta digital para gestão de manutenção e facilities.

Cansou de papel e
caneta na sua operação?
Conheça o Optimus